sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Para o ano há mais!

Na fórmula 1, a época de 2007 chegou ao fim, com a realização do G.P. do Brasil. Foi uma temporada engraçada e empolgante, com jogos de bastidores, com quatro vencedores de provas, com algumas lutas interessantes, com batotas, com polítiquiçes à mistura, com algumas revelações, algumas confirmações e algumas decepções.
O campeão é o Kimi Raikkonen, porque somou 110 pontos, contra 109 do Hamilton e do Alonso! Mas pode não ser... Isto porque se os protestos apresentados pela McLaren, ao Williams-Toyota e aos dois BMW`s (os quarto, quinto e sexto classificados no último GP) forem aceites, o campeão é o Hamilton. A acontecer, na minha modesta opinião, é uma vergonha do mais alto calibre mas por outro lado, os regulamentos são bem apertados e feitos para serem cumpridos. Os regulamentos também definem, e já o fazem há muitos anos, que nenhum piloto pode obter ajuda externa, a não ser para saír de uma situação potencialmente perigosa e ao recebê-la, são de imediato desclassificados da prova, coisa que não aconteceu em Nurburgring com o Hamilton, que foi "içado" da gravilha por uma grua e a poeira que atiraram para os olhos dos que gostam deste desporto é que ele tinha mantido o motor em funcionamento! Sei que ele só conseguiu fazer um nono lugar, que não dá pontos, mas não deve ser dificil fazer um rewind e relembrar Suzuka 1989, que dava campeonato, após prova ganha na pista. O Hamilton teve ajuda externa e não foi desclassificado, ponto! Este desabafo foi só para aliviar...
Para todos os efeitos, o fenómeno Lewis Hamilton só pode agradeçer a ele próprio o facto de não ter sido o primeiro rookie campeão do mundo de F1. Também é verdade que até hoje, nunca nenhum novato se tinha estreado num dos melhores, senão no melhor carro do plantel. Nas duas últimas provas fez duas asneiras monumentais, coisa que ninguém esperava, uma vez que ao longo da época esteve a andar muito bem e muito depressa. Ele é um piloto fantástico, com imenso potencial e irá ser campeão do mundo a curto prazo. Curiosamente, não há muitos anos, esteve no Kartódromo do Bombarral a participar numa prova de resistência e levou na cabeça de dois ou três pilotos portugueses!!!
O Nico Rosberg e o Sebastian Vettel são, na minha opinião, outros pilotos de sucesso quase garantido e o Kovalainen confirmou que vai brilhar.
O Kimi ganhou seis provas, o Lewis ganhou quatro, o Alonso outras quatro e o Felipe venceu três. Olhando assim, não é dificil encontrar justiça na vitória do homem dos 110 pontos!
Com toda a confusão criada à conta da espionagem McLaren vs Ferrari, este campeonato foi estranho e espero que a não repetir.
Finalizando, é ridículo a Honda ter feito uma época tão má, com seis pontos no bolso e uns dois míseros pontos na frente da Super Aguri-Honda, a quem vende os seus motores. Bem pior esteve a Toyota, que acabou bem atrás da Williams-Toyota e que deve estar a dizer adeus a esta aventura na F1, onde derreteu dinheiro que nunca mais acaba e nunca fez resultados de relevo, com orçamentos ilimitados!
Gostava de ver o Tiago de volta, o Filipe Albuquerque é um excelente piloto sob contrato com a Red Bull e há mais uns putos carregados de valor, a rolar nas fórmulas inferiores e a preparar o futuro português nas corridas de automóveis.

5 comentários:

redjan disse...

Bizou .... muito boa de ler esta análise, não me aventuro com grandes conjecturas .. tu também não te esticas na bola. Li, aprendi a ver melhor.... gr8 post indeed !

Wolf disse...

Concordo plenamente!

Mas a ser aceite o pedido da McLaren, levanta-se outra grande injustiça...

Se ficaram à frente da McLaren por levaregm gasolina irregular, houve que mesmo assim ficasse à frente deles, logo devia ser pontuado a dobrar!

xai xai disse...

lamento discordar.
o raikonnen ganhou na secretaria.
é na secretaria que está a ser bloqueado o cumprimentos da lei.
dura lex sed lex
(não é publicidade da durex!!!)
abrçs.

redjan disse...

xai&xai: hello ??????????????

Lourenço Marques? disse...

Xai, prazer em ver-te por aqui.

Também eu lamento discordar contigo. Se reparares, o Raikkonen ganhou na pista e quem está a tentar ganhar na secretaria é a McLaren.
Abraço